Rádio Nação Ruralista

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Edna Henrique seria reeleita prefeita em Monteiro, aponta Correio/Consult

A prefeita da cidade de Monteiro, Edna Henrique (PSDB), seria reeleita caso a eleição fosse hoje.


É o que aponta a pesquisa Correio/Consult, divulgada nesta sexta-feira (28) no Jornal Correio da Paraíba.


De acordo com a consulta, a tucana teria 53,6% das intenções de votos muito à frente do seu concorrente, Conrado (PTB), que obteve a preferência de 28% dos eleitores.


Edna apresentou um crescimento de 3,8% em relação a primeira rodada, quando foi citada por 49.8% dos entrevistados. Conrado também apresentou crescimento de 7,6 pontos em relação a pesquisa anterior.


A pesquisa foi registrada no dia 20 deste mês sob o número 00079/2012 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A realização em campo aconteceu no dia 24 deste mês.


Foram entrevistados 500 eleitores.


BORGES NETO NACÃORURALISTA

Em Livramento: Ana Maria realiza evento que foi considerado histórico com presença de líderes políticos da cidade e do estado

A Coligação Por Amor a Livramento, que tem como candidata a prefeita, Ana Maria, realizou na última quarta-feira (26) o que foi considerado por alguns populares como uma das maiores mobilizações políticas da história da cidade.
 
Segundo informações, cerca de 3.000 mil pessoas estiveram presentes no ato público que aconteceu na avenida principal da cidade.
 
 
Além da candidata a prefeita Ana Maria e a vice Edézia Almeida, estiveram presentes várias lideranças políticas da cidade e do estado da Paraíba como o Prefeito Jarbas Correia, Zé Papé, Anchieta Anastácio, Wilson Braga, Luiz Couto e todos os candidatos a vereadores da coligação.
 
A candidata Ana Maria agradeceu a presença de todos e disse que "a manifestação popular ocorrida na última quarta-feira demonstrou a confiança que o povo de Livramento tem pelo nosso grupo político". Ana ainda convocou todos os livramentenses para aderir ao projeto que vai continuar trabalhando muito mais por Livramento.
 
Com Assessoria
BORGES NETO NACÃORURALISTA

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coligação denuncia atos de vandalismo em Amparo

A Coligação encabeçada pelos candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Inácio Nóbrega (Democratas) e Ivanildo Soares, está denunciando atos de vandalismo que teriam sido praticados por correligionários do candidato adversário Zé Arnaldo (PSB).

Segundo informações, correligionários de Inácio Nóbrega seguiram o candidato Zé Arnaldo até a sua residência para verificarem o que o candidato fazia na madrugada desta quarta-feira, 26, e quando retornavam para a cidade o caro quebrou em uma estrada vicinal.

Poucos minutos depois homens encapuzados surgiram de dentro do mato e passaram a cortar os pneus do veículo com facas, além de terem deixado inscrito no veículo o número 40.

A coligação Todos Por Amparo, que é encabeçada por Zé Arnaldo se defende das acusações e desconfiam que tudo não passou de armação. “É muita coincidência o carro quebrar numa estrada vicinal e de repente surgir homens encapuzados. E pior, logo nas primeiras horas da manhã panfletos já estavam sendo distribuídos com acusações contra nossa coligação”, disse o candidato Zé Arnaldo.

“Eu defendo a paz, apesar das insistêntes provocações que estamos sofrendo. Tenho pedido aos nossos companheiros o máximo de calma e paciência nestes momentos de desesperos vividos por nossos adversários”, concluiu o candidato.




ALAN RICHELLY - NAÇÃO RURALISTA

Zé Elias perde prazo e parecer e contrário a sua candidatura


O candidato a vice-prefeito de Gurjão-PB   José Elias Borges Batista , na chapa de Ronaldo Queiroz está com parecer contrário ao seu pedido e a matéria em discursão foi recorrida fora de prazo, essas são alegações do Procurador Eleitoral do Tribunal Superior.
Resta agora, a coligação fazer a substituição por outro candidato a vice ou a chapa será nula. Portanto os votos não serão contados e sim nulos.




ALAN RICHELLY - FERNANDO COUTINHO - NAÇÃO RURALISTA
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Juiz da Comarca de Serra Branca confirma que Eduardo Torreão continua sendo o prefeito até o término de seu processo no STJ

O juiz Cláudio Pinto enviou ofício ao presidente da Câmara de Vereadores de Serra Branca, Joda Zuza, confirmando de quem tem real legitimidade para comandar o município de Serra Branca no atual momento político vivenciado pela cidade. Segundo o magistrado, até que a decisão do STJ que negou recurso enviado pelo prefeito Dudu “transite em julgado”, o gestor do município continua sendo Eduardo Torreão.
 
Dr. Cláudio Pinto enviou ofício ao Legislativo de Serra Branca questionando o presidente Joda Zuza porque a Câmara deu posse ao vice-prefeito Guilherme Gaudêncio sem oficializar o ato a Justiça Comum e Eleitoral e sem que o processo tenha transitado em julgado.

Joda informará também através de ofício que não informou nada a Justiça porque o ato foi reconhecido ilegal e tomado de forma açodada sem o seu conhecimento.
 
O advogado do prefeito Eduardo Torreão (PMDB), Cláudio Lucena, disse que um mandato popular não pode ser retirado pela vontade de um vereador ou de um pequeno grupo de pessoas. A vontade do povo só pode ser revogada em caso de morte, curso normal do fim de um mandato ou determinação explícita da Justiça.
BORGES NETO NACÃORURALISTA/K.W

Hermano Morais renuncia e George Aquino tem novo vice em São João do Cariri

Foi nesta quarta feira (26) que a coligação Um Novo Tempo, formada pelos partidos PSB, PMDB e PSC, de São João do Cariri, decidiu mudar o candidato a Vice-Prefeito na chapa homologada em convenção, substituindo o nome de Hermano Morais por Edson Aprígio Batista.
Segundo o candidato a prefeito George Aquino a mudança tem o objetivo de consolidar uma coligação que deu certo e que caminha para a vitória nas eleições do próximo dia 07 de outubro e  sua solicitação foi protocolada há pouco tempo na Justiça Eleitoral do município.
Segundo informações adicionais dos que integram a coligação o candidato a vice Hermano Morais espera ser vitorioso em uma demanda judicial que tramita no TSE, oriunda de um processo que tramitou a revelia na Justiça Eleitoral.
No entanto, considerando que dificilmente a matéria será julgada antes das eleições, por prudência, o próprio Hermano achou por bem ser substituído e não esperar o seu julgamento definitivo.
O nome do novo candidato a vice-prefeito Edson Aprígio Batista da Coligação Um Novo Tempo, além da vinculação familiar que o une ao substituído Hermano Morais, pois é genro do ex-prefeito Ademar Morais, guarda profundos laços de amizade com a família Gaudêncio, tendo trabalhado por vários anos com o ex-deputado Álvaro Gaudêncio Filho, de saudosa memória.
É produtor rural no município de São João do Cariri e desfruta da admiração e do respeito de todos que o conhecem. Pois é uma pessoa querida, admirada por todos, situação esta que faz com que o novo Vice-Prfefeito concorra para consolidar cada vez mais a chapa apresentada e facilite a sua vitória.
Quanto a Hermano Morais, por sua identificação com São João do Cariri e sua elevada sensibilidade política, existe consenso da parte de todos integrantes da coligação Um Novo Tempo que ele deva continuar desempenhando papel importante, sendo o coordenador geral de campanha.
BORGES NETO NACÃORURALISTA/K.W

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jurandi Pileque leva mais de 4 mil para primeiro comício da coligação realizado em Taperoá

Na última sexta-feira (21), o candidato a prefeito em Taperoá, Jurandi Gouveia (PMDB), realizou o primeiro comício da Coligação Taperoá Não Pode Parar. No evento considerado o maior já realizado na cidade, diversas autoridades estiveram presentes a exemplo do ex-deputado estadual Carlos Batinga, o deputado federal Wilson Filho e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego.
A movimentação iniciou pela manhã com queima de fogos e se estendeu durante todo o dia com diversas manifestações populares em prol da candidatura de Jurandi. Foram realizadas uma cavalgada e passeatas que a cada momento se formavam. À noite após carreata histórica, o comício foi realizado e a policia militar calculou em média cerca de quatro mil e 500 pessoas.
Na semana passada, a pedido da Coligação adversária a Justiça Eleitoral havia suspendido as atividades da Coligação, o que motivou ainda mais os simpatizantes de Jurandi para ir às ruas em sinal de apoio ao candidato do atual prefeito Deoclécio Moura.
Veneziano Vital falou ao povo da satisfação de ver uma manifestação politica tão bonita e que era grato a Taperoá pela votação que seu irmão Vitalzinho obteve na eleição de 2010 para senador, em um discurso emocionante e interrompido a todo instante pelos gritos e aplausos eufóricos que se ecoavam.
O deputado federal Wilson Filho disse que não poderia deixar de apoiar o grupo político que mudou a forma de governador o município e que assim como ocorreu em 2010 na eleição para governador o povo saberia reconhecer o trabalho do prefeito Deó e a “lapada” de votos seria muito maior do que os 1200 votos de maioria.
Jurandi visivelmente emocionado agradeceu a todos pelas manifestações em favor de Taperoá, disse que não era de palavras bonitas, mas de ação e de atitudes que saberia reconhecer o voto e que não decepcionaria ninguém pela confiança depositada em seu nome. Ele encerrou dizendo: “deixe o matuto trabalhar”.
Após o comício, uma grande passeata se formou e tomou conta das ruas de Taperoá, encerrando quase a meia noite, quando o povo deixou o candidato em casa.
Com Ascom

BORGES NETO NACÃORURALISTA

Guilherme Gaudêncio renuncia cargo de prefeito em Serra Branca e faz desabafo: “Gente da minha família vem recebendo ameaças”

O vice-prefeito Guilherme Gaudêncio que assumiu a Prefeitura Municipal de Serra Branca na última sexta-feira (21), durante sessão na Câmara Municipal, após Eduardo Torreão ser cassado, desistiu nesta terça-feira (25) de ficar no cargo.
 
Guilherme já entregou sua carta-renúncia e concedeu entrevistas em rádios anunciando o fato. Guilherme atribuiu a desistência pelo fato que o Presidente da Câmara, Joda Zuza, juntamente com outros políticos terem inviabilizado sua posse e tentado prejudicar seu nome perante a população.
 
Gaudêncio negou boatos de que estaria dando ordens na Prefeitura Municipal e disse que esses histórias que foram criadas tentar denegrir seu nome perante o povo de Serra Branca que procura os serviços da prefeitura. “O prefeito Dudu nunca me deixou participar dessa administração. Nunca dei nenhuma ordem, não sou responsável por nenhum buraco que tenha na Prefeitura de Serra Branca”, disse ele.
 
Guilherme e sua esposa
 
Com o prefeito Eduardo Torreão cassado, o vice Guilherme renunciado, quem deveria assumir o “barco” era o presidente da Câmara Joda Zuza que também não irá assumir por ser candidato a vice-prefeito na chapa governista. Dado o fato, a cidade de Serra Branca continua sem prefeito e uma intervenção judicial ou do governo do estado deverá ser a solução para essa situação crítica da Rainha do Cariri.
 
 

Em tom de desabafo, Guilherme falou que juntamente com sua esposa, vem recebendo algumas ameaças nos últimos dias
BORGES NETO NACÃORURALISTA

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Edna recebe Cássio Cunha Lima e realiza maior carreata da história de Monteiro

A candidata a prefeita pela Coligação Pra Monteiro Seguir em Frente, Edna Henrique, realizou a maior carreata e comício da história política de Monteiro. Uma multidão formou uma grande passeata, que percorreu a avenida principal, e ainda, foi formada uma carreata com aproximadamente 5 mil motos e 800 veículos.
Participaram do evento a prefeita Edna Henrique, o vice Cajó Menezes, os vereadores da coligação, o deputado estadual João Henrique e o senador Cássio Cunha Lima.
O senador Cássio abriu o evento agradecendo o carinho da comunidade monteirense e disse que em Monteiro apóia a candidatura de Edna e do vice Cajó, pela lealdade e o trabalho que vem desenvolvendo em favor do povo. Ele acrescentou que o trabalho realizado por Edna não pode parar e manifestou total apoio também às candidaturas dos postulantes ao cargo de vereador pela coligação Pra Monteiro Seguir em Frente.
Logo em seguida, o candidato a vice-prefeito Cajó Menezes fez uso da palavra e falou do trabalho desenvolvimento na comunidade monteirense por Edna, e declarou que trabalhará para que outras ações possam ser desenvolvidas nos mais diversos setores.
O deputado estadual João Henrique também fez uso da palavra, falou da parceria que tem realizado com a prefeita Edna junto ao governo do estado e reafirmou o compromisso de lutar para que novas obras sejam realizadas no município.
A candidata Edna Henrique encerrou os pronunciamentos da noite, com um discurso emocionado, falou das ações que já realizou em prol dos monteirenses, e também apresentou novas propostas para Monteiro. Ela citou que sua família estava sendo alvo de ataques de oposicionistas e finalizou com um discurso que emocionou a muitos presentes ao evento. “Já fizemos muito por Monteiro, vamos com fé e determinação fazer muito mais”, declarou a candidata.
caririligado
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Genival Matias sofre atentado na BR 230 após participar de comício em Juazeirinho

O deputado Estadual, Genival Matias (PTDOB), sofreu um atentado na madrugada desta sexta-feira (21) na BR 230, entre o posto João Paulo II e a antiga casa de show Oásis, na saída de Soledade para Campina Grande.

O vidro traseiro do veículo do parlamentar, uma Discovery prata, foi quebrado por um objeto que, a princípio, pareceu ser um tiro.

No entanto, ao fazer a perícia no IPC, ficou constatado que o objeto teria sido uma pedra e não uma bala de arma de fogo.

Acirramento político

O deputado seguia para João Pessoa após participar de um evento político do grupo do seu irmão, Bevi Matias, que concorre a reeleição pela coligação Juazeirinho Segue em Frente.

Na oportunidade, Genival teceu severas críticas ao ex-prefeito, Fred Marinheiro, que disputa a Prefeitura pela coligação Confirma Juazeirinho Porque o Povo Merece o Melhor, taxando-o de Ficha Suja.

Na última quarta-feira (19), por exemplo, um militante do grupo liderado pelo ex-gestor, já havia quebrado o párabrisa do carro do atual prefeito com um soco e ameaçou seu motorista.

Acirramento também em Soledade

Em Soledade, Genival apóia a candidatura de Flavinho Aureliano a prefeito e também faz pesadas críticas ao ex-prefeito cassado, Ivanildo Gouveia (2005 – 2011) bem como ao atual gestor, Zé Bento, que disputa a reeleição.

Nossa equipe de reportagem tentou manter contato com Genival para colher mais informações sobre o ocorrido, porem seu cleular estava desligado ou fora da área de cobertura.


 Heleno Lima
BORGES NETO NACÃORURALISTA

sábado, 22 de setembro de 2012

Em Juazeirinho: Bevi realiza arrastão e comício no Alto dos Medeiros

O candidato a reeleição, Bevi Matias, realizou arrastão e comício na noite desta quinta-feira (20).
 
A concentração foi no comitê de campanha da coligação Juazeirinho Segue em Frente, localizado na Praça da Juventude.
 
De lá, os simpatizantes desta coligação saíram em arrastão pela rua João Vital Guedes (BR 230), seguiram pela Quintino Bocaiúva e, em seguida, pegaram a José Ferreira Ramos até chegar ao revitalizado Balde do Açude da Rua, no Alto dos Medeiros, onde foi realizado o comício.
 
O primeiro a falar foi o deputado Estadual Genival Matias, irmão de Bevi. Em seguida, falaram os candidatos a vereadores e lideranças comunitárias que apóiam Bevi e Patrício de Irineu.
 
Depois o prefeito discursou para o povo e mais vereadores falaram e apresentaram suas propostas.
 
Segundo a coordenação da campanha de Bevi e Patrício, neste domingo (23) a tarde, acontecem palestras nos sítios Antonio Ferreira, Caiana e Ilha Grande.
 
Heleno Lima
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Prefeito reaparece em primeiro ato público após cassação e arrasta multidão pelas ruas de Serra Branca

O prefeito Eduardo Torreão (PMDB) chegou a Serra Branca pela primeira vez após a decisão do STJ que cassou seu mandato e fez um arrastão histórico no município. Com saída de sua residência, o candidato Dudu levou por várias ruas de Serra Branca incontáveis pessoas, que a pé, de moto ou de carro não cessaram de demonstrar solidariedade ao prefeito que teve os direitos políticos cassados pelo STJ.
O arrastão está sendo considerado por muitos populares como o maior da história política de Serra Branca e reuniu centenas de motos, carros, além de muitos populares que em caminhada com o prefeito e os candidatos a vereador seguiram para o bairro dos Pereiros, onde fizeram um comício.

Em todos os discursos, os postulantes a vereador destacaram o apoio incondicional a Dudu e já anteciparam que estariam unidos em torno do nome que ele escolhesse para lhe substituir na disputa.
Eduardo Torreão, por sua vez, agradeceu o apoio da população e as demonstração de carinho e apoio nesse momento difícil e fez duras críticas aos adversários, que segundo ele, queriam ganhar a eleição no tapetão por não ter voto suficiente. Dudu não falou em quem poderia lhe substituir na eleição deste ano.
De Olho no Cariri
BORGES NETO NACÃORURALISTA

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições acirradas no cariri: Deputado sofre atentado ao sair de comício

O deputado Estadual, Genival Matias (PTDOB), sofreu um atentado na madrugada desta sexta-feira (21) na BR 230, entre o posto João Paulo II e a antiga casa de show Oásis, na saída de Soledade para Campina Grande.
 
O vidro traseiro do veículo do parlamentar, uma Discovery prata, foi quebrado por um objeto que, a princípio, pareceu ser um tiro.
 
No entanto, ao fazer a perícia no IPC, ficou constatado que o objeto teria sido uma pedra e não uma bala de arma de fogo.
 
Acirramento político
 
O deputado seguia para João Pessoa após participar de um evento político do grupo do seu irmão, Bevi Matias, que concorre a reeleição pela coligação Juazeirinho Segue em Frente.
 
Na oportunidade, Genival teceu severas críticas ao ex-prefeito, Fred Marinheiro, que disputa a Prefeitura pela coligação Confirma Juazeirinho Porque o Povo Merece o Melhor, taxando-o de Ficha Suja.
 
Na última quarta-feira (19), por exemplo, um militante do grupo liderado pelo ex-gestor, já havia quebrado o párabrisa do carro do atual prefeito com um soco e ameaçou seu motorista.
 
Acirramento também em Soledade
 
Em Soledade, Genival apóia a candidatura de Flavinho Aureliano a prefeito e também faz pesadas críticas ao ex-prefeito cassado, Ivanildo Gouveia (2005 – 2011) bem como ao atual gestor, Zé Bento, que disputa a reeleição.
 
Nossa equipe de reportagem tentou manter contato com Genival para colher mais informações sobre o ocorrido, porem seu cleular estava desligado ou fora da área de cobertura.
 
Heleno Lima
 
 
 
 
 
 
 

 ALAN RICHELLY - NACÄO RURALISTA

APÓS DECISÃO DO STJ: Guilherme Gaudêncio toma posse como novo prefeito de Serra Branca

Aconteceu às 12h30 desta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Serra Branca a posse do novo prefeito da cidade, o atual vice-gestor Guilherme Gaudêncio. O prefeito tomou posse após decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que rejeitou recurso de Dudu frente a condenação que recebeu da Comarca de Serra Branca e do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Guilherme recebeu o termo de posse do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio, e a sessão contou com a presença dos vereadores Josenildo Gonçalves e Bacica. Os demais parlamentares não compareceram a sessão, que foi realizada às pressas, logo após o comunicado do juiz titular de Serra Branca, Hugo Zaer, que recomendou o Legislativo a cumprir a determinação judicial do STJ.
Em sua primeira entrevista a imprensa, Guilherme Gaudêncio disse que pretende governar a Prefeitura com os servidores que hoje já atuam no município e assumiu o cargo em obediência a determinação judicial. Para ele, a intenção é oferecer condições de governabilidade ao município e sua gestão será de paz e transição para o próximo prefeito de Serra Branca.
BORGES NETO NACÃORURALISTA/K.W

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OFICIAL: Secretaria de Saúde de Serra Branca cancela cirurgias de catarata

O secretário municipal de saúde de Serra Branca, Dr. Marcelo Jackson, disse que era com tristeza que anunciava a todos os pacientes que estavam com cirurgias de cataratas marcadas para esta quinta-feira (20) que o serviço foi temporariamente suspenso. Segundo o auxiliar, diante do clima de instabilidade política que vive a Prefeitura de Serra Branca foi impossível trazer o médico que estava pré-agendado para este fim, tendo em vista que não se sabe como ficará o destino político da cidade nos próximos meses.
Dr. Marcelo Jackson informou que o serviço das cirurgias de cataratas foi uma conquista da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Ministério da Saúde, mas como o recurso não foi debitado em conta ainda, ficou inviável trazer o profissional médico sem a certeza de como será gerido os recursos da saúde no município.
O secretário informou ainda que esta ação poderá ser retomada em outro momento e pediu desculpas aos usuários que fariam as cirurgias pelos transtornos, ainda que não fosse ele o responsável por tais.
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Militantes de Juazeirinho se enfrentam em praça pública

Mais uma confusão entre militantes de partidos adversários ocorre na Paraíba. Desta vez, foi no Cariri Ocidental, em Juazeirinho. As duas forças políticas da cidade são as famílias Matias que representa o PT do B e Marinheiro que encabeça o PTB.

Os militantes das duas agremiações resolveram fazer adesivagem, no final da tarde dessa terça-feira (18), na rua José Ferreira Ramos. Em dado momento, as “tribos” dos candidatos Bevilacqua Matias (PT do B) e Fred Marinheiro (PTB) resolveram se digladiarem.

Segundo informações preliminares dos populares presentes a discussão, houve muita ameaça e por pouco os militantes não foram às tapas em praça pública. Os ânimos estavam pra lá de acirrados e foi preciso a intervenção da força policial para conter o tumulto.

Um dos militantes, conhecido por “Leto” afirmou que tentou passar com seu veículo num dos pontos onde estavam os simpatizantes do ex-prefeito de Juazeirinho, Fred Marinheiro, mas teria sido impedido de prosseguir viagem.

Ainda houve quebra-quebra de carros e, conforme informações de testemunhas, o embate se deu porque o ex-prefeito de Juazeirinho e candidato a reeleição, teve suas contas reprovadas pela Câmara Municipal e pelo Tribunal de Contas do Estado.

Provavelmente, o candidato Fred Marinheiro não poderá concorrer as eleições deste ano, o que estaria deixando seus militantes e aliados nervosos, informou Leto.
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Enviar Noticia

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Delegacia de São José dos Cordeiros cumpre mandado de prisão temporária para esclarecer tentativa de homicídio

No dia 15/08/2012, por volta das 13:30 horas, o acusado CLÁUDIO MAGNO MARIANO DA SILVA, conhecido por “JÚNIOR DE NOEL”, com 27 anos de idade, agricultor, utilizando-se de uma espingarda do tipo soca-soca, disparou contra o rosto da vítima ADALBERTO FRANCISCO DO CARMO, com 49 anos de idade, que veio a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma localizado em Campina Grande/PB pela gravidade da lesão, onde foi submetido a cirurgia, ficou em estado grave, mas conseguiu sobreviver.
 
De imediato, a autoridade policial representou pela decretação da prisão temporária do acusado, vez que o mesmo havia fugido do local do crime e se livrado da arma de fogo.
 
Há informações dando conta de que a vítima teria problemas mentais e havia provocado a mulher do acusado.
 
O Delegado de Polícia, Dr. Paulo Ênio Rabelo, ressalta que no município não é a primeira vez que atentam contra a vida de deficientes mentais, portanto a celeridade das investigações será de fundamental importância para que fatos da mesma natureza não voltem a ocorrer.
 
A prisão:
 
O Mandado de Prisão foi expedido pelo Juízo de Direito da Comarca de Serra Branca e foi cumprido no dia de hoje, 18/09/21012, por volta das 14:30 horas, em São José dos Cordeiros/PB.
 
A prisão foi realizada pelos Agentes: MANOEL, LEONARDO e JADER, sob o comando do Delegado.
 
O Delegado de Polícia ainda solicita à população que continue auxiliando nas investigações através do disque-denúncia 197.
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Candidatos a prefeito de São João do Cariri serão os entrevistados do Ponto de Vista deste sábado

A menos de 20 dias para o pleito eleitoral deste ano, a Serra Branca FM continua com a série de entrevistas com candidatos a prefeito de cidades do Cariri. Neste próximo sábado (22), serão os postulantes ao Executivo de São João do Cariri que virão aos estúdios da emissora apresentar suas propostas para os 4 anos de mandato uma vez eleito.
Beto Medeiros (PTB), Marcone Medeiros (PR) e George Aquino (PSB) confirmaram presença e apresentarão seus planos de governo através de entrevista ao radialista Klebson Wanderley, editor de jornalismo da Serra Branca FM.
A entrevista vai ao ar a partir das 11hs de sábado e cada candidato terá 40 minutos para falar aos eleitores de São João do Cariri. A entrevista dos prefeitáveis de São João do Cariri é uma das mais aguardadas da série promovida pela Serra Branca FM, tendo em vista o acirramento da disputa protagonizada na cidade Mãe da região.
De Olho no Cariri




ALAN RICHELLY  - NAÇÃO RURALISTA

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Projovem Trabalhador em Camalaú

Prefeitura seleciona jovens para o programa Juventude Cidadã
Começam nesta segunda-feira, 17, as inscrições do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã do Município de Camalaú.

Este programa é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado, onde serão executados dois cursos profissionalizantes (agro extrativismo e Construção e Reparos) no período de 06 (seis) meses. Os jovens selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 100,00 (cem reais).

As inscrições do Projovem Trabalhador serão realizadas no período de 17 a 21 de setembro no Centro de Referência de Assistência Social (Casa da Família) no horário de 08h00min as 17h00min horas.

Os interessados deverão obedecer aos critérios abaixo relacionados:
1 - Jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego;
2 - Membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo;
3 – Estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental;
4 – Estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio,
5 - Não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior.
6- Possuir cadastro único


Com informações de Pedro Mineiro
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Governo da PB inaugura hospital em Taperoá

O Governo do Estado inaugura, nesta terça-feira (18), às 16h, o Hospital Regional de Taperoá. A unidade de saúde terá 55 novos leitos, que irão beneficiar cerca de 83 mil pessoas no Cariri. O anuncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho, durante o programa Fala Governador, transmitido pela Rádio Tabajara.

O hospital receberá o nome de Dr. Antônio Hilário Gouveia, avô do vice-governador Rômulo Gouveia, atendendo a uma Lei Municipal aprovada em 2003. O governo do Estado investiu R$ 4.961.015,51 na conclusão da obra que terá um custeio mensal de R$ 1 milhão. O Instituto Fibra vai gerenciar a unidade de saúde.

O governador Ricardo Coutinho informou que o Hospital de Taperoá atenderá a urgência, clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica, cirurgias eletivas e cirurgias gerais, oftalmológicas e otorrinolaringologia.

Empreender-PB – Após inaugurar hospital, o governador Ricardo Coutinho, fará á entrega de R$ 200.000,00 em crédito a 100 empreendedores individuais da cidade de Taperoá, através do Programa Empreender Paraíba. Estão entre os beneficiados empreendedores dos setores de comércio, serviço e indústria.

Ainda nesta terça-feira, o governador assina ordem de serviço para construção da PB 293, entrocamento da BR-230 a Vista Serrana. Serão 21 km de pavimentação do acesso ao município com investimento de R$ 12,8 milhões. Durante a entrevista, o governador destacou que o Programa Caminhos da Paraíba chega a mais de 800 km de estradas pavimentadas e restauradas destacando a entrega, neste final de semana, da primeira etapa da Rodovia da Produção e da PB-380, ligando os perímetros irrigados de São Gonçalo a Sousa.

Programa do Leite - O governador lembrou que assinou um termo em agosto com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, para a retomada do programa.

“Já pagamos R$ 3,3 milhões dos valores atrasados e estamos retomando gradativamente o Programa do Leite. Estamos correndo com a FAC para que a distribuição possa voltar nas próximas semanas com o preço reajustado e a qualidade exigida. Mas não é um processo fácil, já que os sete laticínios que foram suspensos pelo MDS representavam 50% da produção do leite do Programa e a produção leiteira tem caído devido a forte estiagem”, explicou.

Parcerias - Na manhã desta quarta-feira (19), o governador Ricardo Coutinho fará uma apresentação das potencialidades econômicas da Paraíba para um grupo de empresários norte-americanos no Centro de Convenções de Pernambuco. A missão é promovida pela Câmara Americana de Comércio e vai contar com a presença de outros governadores do Nordeste.

“Vamos lá não para brigar com outros Estados. Mas para pensar no desenvolvimento regional e mostrar o quanto o Nordeste é atrativo e como as potencialidade da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco podem ser aproveitadas por grandes empresas que queiram se instalar no país”, completou.



Secom-PB
BORGES NETO NACÃORURALISTA

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ônibus da Prefeitura de Soledade é flagrado em carreata na cidade de Gurjão

Na tarde do domingo (16) na cidade de Gurjão a Coligação Esse é o caminho” que tem como candidato a prefeito Ronaldo Queiroz e vice Zé Elias, organizou uma concentração no sítio Cipriano com destino ao centro da cidade onde aconteceu um comício na praça central. 
Durante o evento foram flagrados veículos públicos sendo usados no ato da coligação. Como mostra a imagem acima, um ônibus da Prefeitura Municipal de Soledade foi estacionado próximo ao Comitê da Coligação e logo em seguida "preparado" com fotos dos candidatos que estavam fazendo a movimentação. O ônibus seguiu em desfile pelas ruas de Gurjão carregado de pessoas com bandeiras. 
CONFUSÃO
 
Com os ânimos bastante acirrados, ainda houve um tumulto entre simpatizantes dos dois grupos ao lado da Igreja Matriz da cidade. A confusão só acabou após a chegada da polícia no local. Várias pedras foram arremessadas em meio a confusão, chegando a atingir alguns veículos que estavam nas proximidades. 
 
Algumas pessoas de Gurjão se dirigiam a Delegacia na cidade de Serra Branca para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) devido agressões. 
 
 
 
Paraíba Mix  ALAN RICHELLY - NACÄO RURALISTA

Filarmônica São Tomé representa Cariri em encontro Norte/Nordeste de Bandas

A Filarmônica São Tomé da cidade de Sumé estará representando o Cariri em um Encontro de Bandas que será realizado na cidade de São Luis no estado do Maranhão.
A Filarmônica se apresentará no próximo dia (22), pelo Campeonato Norte/Nordeste de Bandas de Música.
A banda é composta por 55 integrantes e é representada através de uma associação que tem Hamilton como Presidente, Silmar como Maestro Adjunto e Gedeão como Maestro Regente.
O encontro está previsto para iniciar-se a noite com desfiles pelas ruas da cidade e em seguida cada banda terá direito a apresentar duas músicas de sua composição. A filarmônica São Tomé apresentará a seguinte sequência:
1ª Música: O Sul Calorento
2ª Música: Coisas que o Lua Canta, Luis Gonzaga ( pout pourri)
BORGES NETO NACÃORURALISTA

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Concurso Garota do Mel abre oficialmente 4º Festival do Mel; Limão com Mel é a grande atração desta sexta

A noite desta quinta-feira (13) deu o aperitivo do que será o Festival do Mel, em São José dos Cordeiros. Beleza, simpatia e muita desenvoltura foram alguns dos ingredientes utilizados pelas garotas e pelos garotos que concorreram a quarta edição do concurso “Garota (o) do Mel 2012”.
O evento começou por volta das 20hs e contou para além dos desfiles, com apresentações culturais de grupos locais, a Filarmônica 5 de Janeiro e a Fanfarra da Escola Conego João Marques Pereira, de Serra Branca.
O concurso começou com a irreverencia e beleza dos pequenos de São José dos Cordeiros que desfilam com roubas de abelhinhas e zangões, na abertura da competição. Em seguida, crianças e adolescentes do município competiram em quatro categorias do concurso: Garota do Mel Mirim e Garoto do Mel Mirim, além de Garota do Mel Adulto e Garoto do Mel Adulto.
Ao final de muitas apresentações e cerca de 40 pessoas na passarela, o resultado final foi o seguinte:
Garota do Mel Adulta, Vanessa de Oliveira
Garota do Mel Mirim:
1º lugar: Magna Wilma
2º lugar: Thamara Kemilly Gonçalves
Garoto do Mel Mirim:
1º lugar: Adalto Graciano de Araújo
2º lugar: Carlos Eduardo Ferreira
Garota do Mel Adulta:
1º lugar: Vanessa de Oliveira Martinho
2º lugar: Joyce Alves Queiroz
Garoto do Mel Adulto:
1º lugar: João Ítalo Ferreira
Organizadoras do concurso
A organização do concurso ficou a cargo da equipe da Secretaria de Saúde de São José dos Cordeiros e a equipe organizadora era formada por: Karola Porto Queiroz, Rosangela Moura e Andressa Xavier. Para elas, o evento abriu com grandeza o Festival do Mel 2012 e mostrou que a começar da quinta-feira, São José dos Cordeiros está pronta para acolher as milhares de pessoas que visitarão o município nos próximos dias.
Limão com Mel é a grande atração desta sexta-feira
Pela primeira vez em São José dos Cordeiros e a pedido da própria população da cidade, a Prefeitura Municipal contratou para abrir o mais tradicional evento apícola do Estado a banda de forró mais romântica do Brasil, Limão com Mel. A atração será a segunda a subir no palco, que já está montado, e será antecedida pelo Forrozão Karkará e sucedida pelo trio Os Três do Nordeste.

A expectativa da organização do evento é de que cerca de 20 mil pessoas passem nos próximos dois dias de evento em São José dos Cordeiros e para isso, a Prefeitura já preparou uma ampla estrutura de som, iluminação, banheiros químicos, segurança e estacionamento para os foliões.
A programação temática já começa nesta sexta-feira (14) e no sábado ainda haverá shows com as bandas Dorgival Dantas, Furacão do Forró e Luan e Forró Estilizado.
Veja abaixo algumas imagens da abertura do Festival do Mel 2012:





BORGES NETO NACÃORURALISTA/K.W

Agricultores, BNB, Emater e secretário de agricultora se reúnem em Juazeirinho


JUAZEIRINHO – Agricultores, secretaria Municipal de desenvolvimento rural, Emater local e representantes do Banco do Nordeste, se reuniram na Câmara de Vereadores na última terça-feira (11) para discutirem assuntos relacionados ao AgroAmigo, uma linha de crédito voltada exclusivamente para o financiamento de serviços e atividades no campo.
 
Cerca de 100 agricultores estiveram presentes, além do wsecretário de agircultura juazeirinhense, a coordenadora da Emater local, Silvana Farias e os representantes do Banco do Nordeste, Flávio, José Roberto e Leandro.
 
Entre os temas abordados, podemos destacar o AgroAmigo Estiagem, uma linha de crédito com taxas de juros de 1% ao ano, prazo de até 10 anos para quitação da dívida, carência de 3 anos e bônus de 40% para quem paga as parcelas em dia.
 
“Por exemplo, o agricultor pega R$ 2.500 emprestados pelo AgroAmigo Estiagem e só ocmeça a pagar a partir de 2015. Se ele pagar as parcelas em dia, ganha R$ 1 mil de Bônus e tem 7 anos para quitar toda a dívida”, explica Leandro do BNB.
 
Muito projeto e pouco recursos
 
Os representantes do banco, disseram ainda que atendem 38 municípios na Paraíba e que, infelizmente, são muitos os projetos apresentados, o que dificulta um pouco a liberação dos recursos.
 
“Em agosto, por exemplo, tive que analisar 500 pré-propostas advindas dos agricultores desses 38 municípios. Além disso, a liberação do recursos, dpeois de aprovado cada projeto, gira em torno de 40 dias e não é de imediato, como almeja o homem do campo”, explica Leandro.
 
Em Juazeirinho, por exemplo, foram apresentadas 30 pré-propostas na terça-feira. Destas, apenas 14 foram selecionadas.
helenolima





<p style="\"text-align:" justify;\"="">
BORGES NETO NACÃORURALISTA

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Arrastão de Fernando Queiroz leva multidão às ruas de São José dos Cordeiros

Um grande arrastão tomou conta das ruas de São José dos Cordeiros na tarde desta terça-feira (11). Os candidatos a prefeito Fernando Queiroz e Jefferson Roberto seguiram em caminhada com os postulantes a vereador da coligação “Cordeiros pra frente” e alaranjou o município.
Pessoas da cidade e da zona rural participaram do primeiro arrastão do prefeito e candidato a reeleição e declararam apoio aos postulantes. A demonstração de apoio veio através de bandeiras, palavras de estímulo e militância do PSB mobilizada.
O candidato falou ao público presente e disse que esse arrastão marcava o fim da repressão e do medo que ainda pairava sobre a população de São José dos Cordeiros. “Cordeiros quer continuar crescendo e pra frente e por isso nos concederá mais um mandato, a fim de que possamos dar continuidade àquilo que já estamos desenvolvendo e pretendemos desenvolver”, disse Fernando.
 
Kleberson Wanderley
NAÇÃO RURALISTA

Festival do Mel de São José dos Cordeiros começa nesta quinta e vai reunir apicultores da Paraíba

Tem início nesta quinta-feira (13), o 4º Festival do Mel de São José dos Cordeiros, distante  aproximadamente 250 km da capital. O evento termina no próximo sábado (15) e vai debater sobre a transferência de novas tecnologias para melhorar a atividade apícola na Paraíba.  Dados da Emater revelam que há 1.327 apicultores, dos quais 637 assistidos pelo órgão e um total de 3.332 apiários.
 
De acordo com os organizadores do evento está programada uma série de atividades, como a realização de concursos da Garota do Mel, desfiles de Abelhinhas e Zangões.  A palestra ‘Utilização de Espécies Vegetais para Alimentação de Abelhas’ no Semiárido vai ser proferida por Paulo José da Silva, do Sebrae-PB. Também ocorrerá reunião do Fórum Paraibano de Apicultura.
 
Outra palestra confirmada é sobre o bioma caatinga e o Cariri Paraibano, do professor Daniel Duarte, da UFPB. Será a apresentado trabalho com apiários modelos na região do Cariri Ocidental Paraibano e a chamada pública, tendo como palestrantes José Ismar Vilar, da Emater e Leon Denis Batista, da Emepa.
 
O produtor Manoel Bezerra da Silva, da Comunidade Pedra Lavrada, irá falar sobre suas atividades de apicultor. Na sexta-feira, a partir das 19h, começa o III Congresso de Violeiros, com apresentação de Ipobar e Vila Nova. Estão confirmadas as apresentações das duplas: Erasmo Ferreira e Gilvan Ferreira, Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, Miro Pereira e Antonio Silva. Também vai acontecer apresentações do emboladores de coco Barra Mansa e Lavadeira. Finalizando o dia acontece um show musical no Clube Asa Branca.
 
No sábado (15), estão programados mini-cursos sobre processamento de cera aveolada, pelo professor Josenildo Quirino, da UFPB.’ Melipolicultura’, manejo de colméias, por Joaquim Efigênio Maia Leite, da Emepa e Caetano José de Lima, e a produção de abelhas rainhas por puxada natural, por Leon Denis Batista, da Emepa.
 
Setor em expansão - A apicultura é um dos setores que mais crescem na Paraíba, devido, entre outros fatores, a sua pequena vulnerabilidade a estiagens prolongadas, quando comparada a outras atividades agrícolas. Em anos com precipitação pluviométrica normal, calcula-se existir em atividade aproximadamente 20 mil colméias, produzindo 400 toneladas de mel anualmente. Há 1.327 apicultores, dos quais 637 assistidos pela Emater, com 3.332 apiários, sendo 1.307 acompanhados pela extensão rural.
 
Grande parte da região semiárida tem uma floração rica para a polinização das abelhas, como o silvestre, o juá, e o marmeleiro, o que contribui para uma produção de mel de alto grau de pureza, garantindo uma boa aceitação no mercado consumidor.
 
Segundo o assessor estadual de Apicultura da Emater, o médico veterinário Manoel Quintans, a atividade se constitui em uma das mais antigas do mundo. Historicamente desenvolvida pelos pequenos produtores. A criação de abelhas é uma das poucas atividades agropecuárias que atende aos requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental.
 
“Sendo assim, fornece renda para o apicultor, ocupa mão-de-obra familiar e contribui para a preservação da flora nativa”, afirmou Quintans. Segundo ele, a polinização estratégica favorece a manutenção da biodiversidade impactando positivamente no local, bem como, permitindo ganhos de produtividade em diversas culturas.
 
O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, entende ser a apicultura uma atividade que poderá conquistar mercados, seja no país ou no exterior, onde ocorre uma grande procura.  Da  produção de mel o  consumo maior se dá no mercado interno e o restante flui para o mercado regional com destaque para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
 
Ele lembra que, para os agricultores familiares o fornecimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) se constitui numa saída, no entanto, aponta necessidade da certificação do produto. A comercialização predomina com a venda diretamente às prefeituras e as cooperativas que trabalham com o produto mel e, em geral na apresentação de sashê.
 
 Secom-PB
BORGES NETO NACÃORURALISTA

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Começa quinta-feira o 4º Festival do Mel de São José dos Cordeiros; 20 mil são esperados

O município de São José dos Cordeiros realiza a partir de quinta-feira, 13, um dos maiores eventos do Cariri paraibano. O Festival do Mel já se concretizou e anualmente atrai milhares de pessoas à cidade, no intuito de conhecer o modelo de apicultura local. A realização do evento também tem proporcionado um impacto significativo na economia local. A 4º edição do Festival se estende até o próximo sábado, com palestras para os apicultores, minicursos, visitas técnicas, casos de sucessos, e ainda III Congresso de Violeiros, como forma de valorizar a cultura nordestina, além de shows musicais com atrações conhecidos em todo Nordeste, entre elas Limão com Mel, Dorgival Dantas, Os 3 do Nordeste, e outros.
O Festival começa na quinta com o concurso da Garota do Mel e apresentação das abelhinhas e zangões. Já na sexta, as atividades terão início as 10h00, com a palestra Utilização de Espécies Vegetais para Alimentação de Abelhas no Semiárido, que será proferida pelo técnico do Sebrae Paulo José da Silva. Também às 10h00, acontecerá paralelamente a reunião do Forúm Paraibano de Apicultura. Já as 14h00, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Daniel Duarte, dará uma palestra sobre o Bioma Caatinga e o Cariri Paraibano.
A partir das 15h30, será realizada a apresentação do trabalho com apiários modelos na região do Cariri Ocidental e chamada pública, com os técnicos José Ismar Vilar, da Emater, e Leon Denis Batista, da Emepa-PB. No período da tarde, será apresentado ainda o caso de sucesso de apicultura de Manoel Bezerra da Silva.
No sábado a programação do 4º Festival do Mel será marcada pela realização de minicursos, como o Processamento e beneficiamento da cera alveolada, Meliponicultura, e a Produção de Rainhas por Puxada Natural. Também será realizada uma visita técnica ao apiário modelo na propriedade do apicultor Sinfrônio Ramos, na comunidade Pedra Lavrada.
Shows e animação
Os shows musicais são um destaque especial da festa que tem atraído um grande número de turistas ao município de São José dos Cordeiros. Os primeiros shows acontecerão na sexta-feira, às 22h00, com a banda Limão Com Mel, uma das bandas mais conhecidas de todo o Nordeste, Forrozão Karkará, além de Os 3 do Nordeste, o maior trio de forró do país, e que hoje, se constitui como um dos legítimos representantes da música regional.
No sábado, a festa começa às 14h00, com as bandas Forró Kent, Forró Gata Suada, e Forró do Paredão. Porém, o maior público do evento deve ser registrado a noite, quando o cantor, compositora e arranjador Dorgival Dantas subir ao palco. Hoje, ele é uma das atrações mais requisitadas para as festas de todo Nordeste. Além dele, se apresentarão ainda Luan e Forró Estilizado, Furacão do Forró e Suélio e Forró 100%.
Festival de Violeiros
À noite a Prefeitura Municipal de São José dos Cordeiros programou a realização do III Congresso de Violeiros, com a apresentação do poeta Iponax Vila Nova. Estarão cantando e declamando o Nordeste brasileiro a partidas 19h00, os repentistas Erasmo Ferreira e Gilvan Ferreira, Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, Miro Pereira e Antonio Silva, e os emboladores de coco Barra Mansa e Lavandeira.
Com Ascom AMCAP
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Arrastão e comício levam centenas de pararienses à inauguração do Comitê de Solange e Tadeu Caluête

Foi na última sexta-feira, feriado de 07 de setembro, que uma grande onda azul invadiu as ruas de Parari e se concentrou na praça pública da cidade para o primeiro ato público da campanha de Solange e Tadeu a Prefeitura de Parari nas eleições deste ano. O movimento foi organizado para inaugurar o Comitê 25.
O arrastão começou no início da noite e percorreu a principal rua de Parari vindo até a praça, local onde fica o comitê.
Em frente a praça, um palco foi montado e todos os candidatos a vereador da coligação Por Amor a Parari e lideranças locais discursaram para o público presente. Embalados pelas músicas de campanha, o momento ápice foi quando o candidato a vice Tadeu Caluête e a postulante a reeleição, a prefeita Solange Aires Caluête, falaram aos correligionários.
Eles destacaram que Parari está unida em torno de um trabalho que começou desde sua emancipação, com o saudoso Jairo Caluête, e que não poderá parar porque o povo não quer. “Eu esperei a hora certa, mas não hesitei, nem pensaria diferente em aceitar o convite de Solange para ser seu vice”, disse Tadeu.
Solange por sua vez pontuou: “Não faremos campanha com mentira e não prometeremos o que não podemos fazer. Nosso compromisso é com o povo e toda a população sabe que estamos sempre de portas abertas para acolher e ajudar quem mais precisa. Vamos a luta e venceremos com a graça de Deus e a permissão do povo”, disse a candidata.
O próximo comício da coligação será no dia 04 de outubro.
Com Ascom
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Coligação Juazeirinho Segue em Frente realiza evento feminino na 5ª feira

JUAZEIRINHO – A coligação Juazeirinho Segue em Frente (Bevi e Patrício de Irineu), informa que está preparando um evento com mulheres para a noite desta quinta-feira (13).
 
Segundo informações de Fabiana Rimar, uma das organizadoras do evento feminino, durante todo o dia, haverá movimentação em frente ao comitê de campanha, na Praça da Juventude, onde os militantes aproveitarão a oportunidade para convidarem as mulheres.
helenolima
BORGES NETO NACÃORURALISTA

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caminhos da Gestão Participativa reúne em Monteiro dirigentes escolares de 18 municípios

O projeto Caminhos da Gestão Participativa está sendo realizado, desta segunda-feira (10) até a próxima quarta-feira (12), na 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede na cidade de Monteiro (Cariri paraibano). Nesta segunda, os gerentes executivos da Secretaria da Educação se reúnem com os gestores das escolas dos 18 municípios que compõem a GRE e nesta terça-feira haverá visitas aos estabelecimentos de ensino. O projeto está na sua segunda edição e é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Gerência Executiva de Acompanhamento a Gestão Escolar (Geage) da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
A ação, que visa fortalecer as relações institucionais entre a SEE, Gerências Regionais de Educação (GRE) e as escolas, teve início no dia 13 de agosto, em Guarabira e já passou pelas regionais de Itabaiana, Campina Grande, Cuité, Patos e Itaporanga, levando os serviços e divulgação de programas, projetos e ações da educação com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras, para as 14 GRE.
O projeto, que faz parte do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, é realizado por meio de atendimentos, reuniões e visitas técnicas, com duração de dois dias em cada GRE. Segundo o secretário de Educação, Harrison Targino, o Caminhos da Gestão Participativa visa aproximar cada vez mais a escola, as gerências regionais e a própria Secretaria.
“Temos percebido o envolvimento de gestores e diretores de escolas. Nas regionais já visitadas tivemos a presença dos diretores de escolas dialogando com a Secretaria, com as gerências regionais, com visitas às escolas, conhecendo a realidade específica de cada unidade escolar, de modo a constituirmos um documento situacional das escolas paraibanas, para poder melhor direcionar os recursos públicos da área no Estado”, ressaltou o secretário.
O projeto está sendo executado em quatro momentos: instalação dos trabalhos da SEE na Gerência Regional de Educação, realização de reunião técnica com os gestores das escolas, conselhos escolares e convidados, visita às escolas e reunião na SEE para avaliação e consolidação das informações.
Com Pb.Gov
BORGES NETO NACÃORURALISTA

TRE-PB analisará hoje recursos referentes a 5 candidatos no Cariri

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba analisarão na sessão desta terça-feira (11) os recursos referentes ao registro de candidatos a prefeito no Cariri.
Serão julgados os recursos referentes aos candidatos a gestor e vereador dos municípios do Congo, Barra de São Miguel, Amparo, São José dos Cordeiros e Serra Branca.
Serão analisados recursos de coligações adversárias as candidaturas de Romualdo Quirino no Congo e Luci Lopes em Barra de São Miguel. O prefeito de Serra Branca, Eduardo Torreão, também terá seu registro de candidatura apreciado e o recurso impetrado contra a decisão que deferiu a candidatura de Ivanildo Nogueira, postulante a vice em Amparo, será analisado.
O atual presidente da Câmara de São José dos Cordeiros, Humberto Queiroz, que teve seu registro questionado ao mesmo cargo nas eleições deste ano, será julgado na sessão de hoje.
BORGES NETO NACÃORURALISTA

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cássio visita São João do Cariri e anuncia apoio a Beto Medeiros

O Senador Cássio Cunha Lima, esteve neste domingo,9, na residência do ex-deputado Pedro Medeiros, no município de São João do Cariri, oportunidade em que emprestou seu total apoio ao prefeito Beto Medeiros, candidato a reeleição naquele município.

“Aqui estou para emprestar meu apoio a Beto Medeiros, e pedir ao povo de São João do Cariri que votem no 14, votem em Beto Medeiros para que ele possa dar continuidade e esta grande administração que vem fazendo neste município”, afirmou Cássio.

Varias lideranças se fizeram presentes ao almoço oferecido pelo ex-deputado, entre elas o deputado João Henrique e sua esposa Edna, candidata a reeleição em Monteiro

Ainda durante o almoço o senador Cássio confirmou a João Henrique a sua presença no dia 22 na cidade de Monteiro, durante comício da coligação Pra Monteiro Seguir Em Frente.
BORGES NETO NACÃORURALISTA

O leite derramado

O programa fome zero, do governo federal, que promove o fornecimento de leite para pessoas de baixa renda, vem enfrentado problemas generalizados e, com isso, prejudicando tanto a população beneficiada como os produtores rurais que fornecem o leite.
 
Vale esclarecer que o programa abrange os nove estados do Nordeste e parte do semiárido de Minas Gerais e aqui no estado é chamado de Programa Leite da Paraíba. Assim, faço algumas reflexões sem especificações dirigidas somente à Paraíba, onde, por sinal, apesar do esforço da coordenação local, esbarra em barreiras normativas que adiante passamos a referenciar.
 
Criado há mais de dez anos, afirmamos sem nenhum receio que, tal programação foi a melhor concebida até os dias de hoje, como efetivo estímulo ao pequeno criador e no nobre objetivo de reduzir a carência alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social nas periferias das cidades. Tinha a feliz tarefa de provocar positivas reparações a partir do campo, inclusive como importante instrumento para a regulação do preço do leite em nível de produtor. Trouxe aos nossos produtores rurais, atores principais para o sucesso de tal programa, principalmente os do semiárido, uma nova opção de renda, encurralados pelas estiagens da impossibilidade do tradicional cultivo do milho e feijão, ao tempo em que os permitia evitar o triste partir das suas origens.
 
Em um segundo momento, incentiva a instalação de pequenas e médias unidades de beneficiamento de leite, criando mais empregos e oferecendo um produto de qualidade, com sanidade controlada. E, por fim, o enorme alcance social traduzido na distribuição às populações carentes, com a doação de leite, a exemplo da Paraíba onde temos 120.000 famílias criteriosamente cadastradas como beneficiárias.
 
Percebia-se que foi concebida e efetivada uma extraordinária cadeia produtiva, com todos os seus efeitos de positividade, desde o campo até ao consumidor.
 
Entretanto, infelizmente, percebemos um crescente declínio deste programa, não somente na Paraíba, mas também em outros estados do NE e, talvez, em futuro próximo, o seu total esvaziamento.
 
Ressalto, por dever de consciência e pronto esclarecimento, que tal infortúnio não tem seus motivos lastreados em qualquer ingerência estadual, cujas autoridades demonstram em atos oficiais a vontade e ânimo em torná-lo operacional. As causas, sim, sem nenhuma dúvida, estão visíveis na instância federal, onde os normativos da programação foram criados, ao abrigo do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos/Leite, por consequência das incoerências ali encontradas.
 
Justo se faz a crítica, apontar os erros e, principalmente, sugerir correções o melhor desempenho. E aqui, sem nenhum receio da necessidade em torná-la pública, passo a fazê-la:
 
1º) As normas exigem que a produção limite para cada produtor de leite cadastrado como fornecedor seja correspondente a rendimento máximo de R$ 4.000,00/semestre.
 
2º) O preço do leite pago pelo Governo ao pequeno produtor, com justiça reajustado a partir de agosto corrente, é de R$ 0,97/litro, ou seja, o limite para cada produtor familiar será de  apenas 22,9 litros/dia.
 
Deduz-se, facilmente, que, quanto mais remunerativo for o preço do leite, menor será a quantidade possível de entrega ao programa. Vê-se, claramente, que o produtor está sendo punido por produzir mais.
 
Eis aqui o maior “gargalo” de desta programação:
 
Quem trabalha no campo sabe que uma vaca de leite de média mestiçagem leiteira, em duas ordenhas, alcança ou supera o limite de 22 litros. Pergunto então, de que vale promover assistência técnica no meio rural, incentivar o homem a elevar a sua renda e consequente melhoria das suas condições de viver, se, ao mesmo tempo, são criados obstáculos para alcançar a comercialização de seu produto.
 
É uma total incoerência!
 
Será possível que um produtor familiar que alcance uma produção entre 150 a 200 litros/dia, resultado da ordenha de 10 a 15 vacas, seja considerado um “médio” ou “grande produtor”? Ou, por ser nordestino, somente poderá criar uma ou duas vacas?
 
Será que os burocráticos que elaboram tais normativos não sabem que os custos com insumos, mão de obra, energia elétrica, plantios, etc..., hoje altíssimos, depois de deduzidos da receita bruta, estabelecem um padrão mínimo de sobrevivência do nosso produtor?
 
3º) E tem mais. Quando distribuem a sua produção de leite nos cadastros de membros da própria família, que moram e/ou trabalham no mesmo imóvel rural ou vizinhanças, com a finalidade de não perderem o direito de comercializar para o programa oficial, a esdrúxula cota de 22,9 litros/dia por produtor, entram na lista de desonestos e, sem nenhum desmerecimento para os citricultores, denominados de “laranjas”.
 
4º) Quando lemos notícias do Governo Federal sobre programas de combate a miséria, e nos deparamos com situações como esta, surge um sentimento de vazio, de incredulidade e, ao mesmo tempo, de revolta. Assuntos tão importantes para o nosso homem rural sendo tratados sem a devida atenção. O clamor do campo é visível, mas as reclamações são tímidas, próprias de anos e anos de submissão.
 
5º) A solução, aponto agora, é a discussão aberta, transparente, entre todos os segmentos componentes do programa, visando corrigir distorções e vir ao encontro de um normativo que continue a atender plenamente os princípios legais, mas, que, ao mesmo tempo e, incondicionalmente,  redima os produtores rurais de obrigações normativas incoerentes, despropositadas, que inviabilizem a pequena e média atividade leiteira serem beneficiárias de um projeto identificado como redentor para os que a ele se dedicam.
 
Sob nossa ótica, e pela reclamação observada em todos os recantos da Paraíba, urge, com a máxima brevidade, que tenhamos a coragem de discutir com transparência tais entraves e provocar as mudanças necessárias, sugerindo que a Paraíba seja o estado a liderar tais ações, assumindo a coordenação para a realização de um encontro regional, com a lógica e indispensável presença de todos os componentes de tão importante programação, a fim de evitar que, em um curto prazo, não venhamos a afirmar que “não adianta chorar o leite derramado”.
 
 
Mário Borba é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA)
BORGES NETO NACÃORURALISTA