Pedro Nunes foi um dos destaques em evento promovido pelo Centro Cultural do Cariri
Um dos eventos culturais de maior impacto dos últimos tempos, capaz de mobilizar dezenas de pessoas em vários municípios do Cariri. Assim pode ser resumida a solenidade de abertura do curso de extensão sobre produção cultural e fotojornalismo, realizada no auditório da Universidade Leiga do Trabalho (ULT), em Taperoá, no ultimo domingo, dia 15.
Realizado pelo Centro Cultural do Cariri – Cuca e a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, tem como coordenador geral o jornalista Evaldo Costa, caririzeiro de Parari que é secretário de imprensa do estado de Pernambuco. Vinte jovens de quatro municípios da região acompanham as aulas ministradas em Parari.
O escritor e advogado Pedro Nunes Filho e a dupla de violeiros Jomaci Dantas e Moacir Laurentino foram responsáveis pela aula inaugural que empolgou os estudantes e os convidados.
“É maravilhoso assistir uma aula que dá conteúdo sem cansar e que, além da informação necessária, ainda dá um banho de cultura”, comentou a empresária Socorro Farias, que assistiu toda a apresentação e elogiou a iniciativa.
O escritor Pedro Nunes Filho, que falou sobre a cultura, a economia e a exuberante natureza do cariri e teve suas palavras transformadas em poesia pelos violeiros, disse ter ficado empolgado com a experiência.
“Foi uma das coisas mais prazeirosas que já vivi. Eu que amo a poesia dos violeiros por ter sido a primeira musica que ouvi, nunca imaginei ter o luxo de ver minhas explicações ilustradas por artistas tão brilhantes quanto Jomaci e Moacir Laurentino”, acrescentou.
Ao agradecer a presença de todos, o jornalista Evaldo Costa fez questão de registrar de forma elogiosa a cooperação do presidente do Cuca, Francisco de Assis, e do jornalista Valtécio Rufino, que atuou na organização do evento.
“Foi uma contribuição muito importante. Sem eles, este momento glorioso da história do Cuca não teria sido possível”, disse Evaldo Costa
EMBASAMENTO
AS Aulas do curso de extensão para produção audiovisual e fotojornalismo começou nesta segunda-feira (16) em Parari, oferecendo embasamento teórico sobre os fundamentos da comunicação, bem como a orientação prática para elaborar roteiro, captar imagens e editar documentários e, até, obras de ficção para TV e cinema, além noções de fotografia (fotojornalismo).
Não há cobrança de taxas ou mensalidades dos participantes. Os interessados em freqüentar as aulas e receber certificado concedido pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP mandaram email com carta solicitando inscrição e formulário de inscrição para endereço de correspondência que foi disponibilizado no dia 5 janeiro nos sites e jornais.
O curso tem duração de duas semanas e está sendo ministrado por professores da UNICAP e por profissionais mobilizados pela própria instituição realizadora.
Pela sua natureza, o processo de produção de vídeo de curta-metragem desenvolve nos jovens auto-estima, capacidade reflexiva, noções de trabalho em equipe, aprendizado de composição escrita e habilidades de comunicação e expressão textual, exercita relações interpessoais e comunicação e expressão orais, além de aproximá-los do Cinema e estimular o interesse não só pelo cinema mas por todas as manifestações artísticas em geral, facilitando o processo de difusão cultural.
A INSTITUIÇÃO
O Centro Cultural do Cariri – CUCA – é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover as riquezas de uma das regiões mais autênticas, áridas e com as paisagens mais belas do Brasil. De caráter sócio-cultural e educativo, a entidade objetiva promover a arte, a cultura e a história da população dessa região paraibana.
Seja através de eventos como exposições, debates, encontros ou de publicações de selo próprio e ainda com a construção de uma biblioteca comunitária, o CUCA pretende estimular estudos e pesquisas a cerca do Cariri. Assim, a entidade aproxima essa região do Sertão Paraibano do restante do país, tornando-se um grande aglutinador e difusor de informações relevantes desse lugar tanto original quanto rico cultural, geográfico e historicamente.
A Biblioteca Comunitária Ariano Suassuna é uma das linhas de ação do CUCA com maior impacto direto para a população local. Situada no coração do Cariri, no município de Parari, tem cerca de 6 mil volumes, entre obras de referência, literatura brasileira, ciências sociais e obras didáticas, com destaque para autores paraibanos. Doações de livros são sempre bem-vindas para esta biblioteca que é pública.
Valtécio Rufino
Nenhum comentário:
Postar um comentário