Em 2013, os municípios paraibanos gastaram R$ 138.634.735,47
com combustíveis e lubrificantes automotivos. Convertendo em litros de
combustível, esse valor possibilitaria dar a volta na Terra 14 vezes,
considerando o litro a R$ 2,80 e um gasto de 12 litros de combustível por
quilômetro rodado. Em relação a 2012, 103 municípios reduziram os gastos com
combustível, de acordo com dados encaminhados pelos gestores ao Sistema de
Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) do Tribunal de
Contas do Estado (TCE). No entanto, os 223 municípios juntos economizaram 2,32%
nos combustíveis e lubrificantes automotivos em 2013, em relação a 2012.
O município de São Miguel de Taipu, a 41 km de João Pessoa,
destacou-se com uma redução de 80,20%. Na contramão da economia, está o
município de Santo André, no Cariri, que gastou 277% a mais com combustível em
2013. Os dados fornecidos pelo TCE-PB mostram que os 20 municípios que mais
reduziram gastos com combustível, exceto Guarabira, são de pequeno porte (até 50
mil habitantes). São Miguel de Taipu, que reduziu de R$ 461,5 mil em 2012 para
R$ 91,3 mil em 2013, lidera o ranking dos que mais reduziram com um percentual
20% superior ao segundo lugar da lista, Remígio, que economizou 59,10% de um
ano para o outro. Várzea aparece em terceiro lugar (54,07%), seguido por
Pocinhos (52,90%), Esperança (51,25%) e Itabaiana (50,67%).
Por outro lado, 13 municípios apresentaram aumento de mais
de 100% nas despesas com combustível em 2013, cinco deles superaram os 200%. No
município de Santo André, com apenas 2.638 habitantes, os gastos saltaram de R$
75,1 mil em 2012 para R$ 238 mil em 2013. No Conde, onde o aumento registrado
foi de 251,75%, os gastos chegaram a R$ 1,9 milhão no ano passado, enquanto em
2012 não passou de R$ 562,8 mil. São Domingos do Cariri, Gado Bravo e Santa
Helena também estão entre os municípios que mais gastaram com combustível em
relação a 2012, apresentando aumento de 239,68%, 228,96% e 218,02%,
respectivamente.
Para o presidente da Federação das Associações dos
Municípios (Famup), José Antônio Vasconcelos da Costa, mais conhecido por Tota
Guedes, um dos motivos que pode estar associado ao aumento de gasto com
combustível por algumas prefeituras é a ampliação da frota do município.
“Muitas prefeituras receberam novos transportes do governo federal, como ônibus
escolares, caminhão caçamba, patrol e isso aumenta não só a despesa com
combustível e lubrificantes, como peças e outros elementos”, justificou.
Tota ainda acrescentou que as prefeituras firmam modelos de
contratos diferenciados de locação de automóveis, podendo estar ou não incluído
no contrato as despesas com combustível, fator que também pode interferir nos
gastos relacionados a este item. Em 2012, ano de eleições municipais, o gasto
chegou a R$ 141.924.392,54. Segundo o presidente da Famup, possíveis aumentos
de combustível em ano de eleições se justificam pela necessidade que as
prefeituras têm de dar apoio às ações da Justiça Eleitoral.
OPIPOCO
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