Livro Pibid: memórias de iniciação à docência será lançado na UFCG em Sumé nesta quarta
Será lançado nesta quarta-feira, 3 de abril, às 19h, na Biblioteca do
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Campus Sumé,
o livro “Pibid: memórias de iniciação à docência”, organizado pelos
professores Rozenval de Almeida e Sousa (do Centro de Desenvolvimento
Sustentável do Semiárido da UFCG) e José Rodorval Ramalho, da
Universidade Federal de Sergipe.
O livro será apresentado pela professora Valeria Andrade, do CDSA. Na ocasião, o Coral Universitário do Cariri (CUCA), sob regência do professor Erivan Silva, apresentará o espetáculo “Paraíba em Cantos”. O evento também contará com performances de artistas locais.
A solenidade de lançamento do livro terá participação do pró-reitor de Ensino, e ex-coordenador institucional do PIBID da UFCG, professor Luciano Barosi, além dos 23 escritores da obra no CDSA (alunos, supervisores e coordenador) e escritores do PIBID da UFPB (alunos e coordenador).
Sobre a obra
O livro, reúne experiências do PIBID/Sociologia em cinco instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual do Vale do Acaraí (Ceará). São apresentados 25 relatos, sendo cinco de professores coordenadores, dois de professores supervisores e 20 de alunos bolsistas.
O lançamento acontecerá em todas as instituições parceiras na obra, começando pela Universidade Federal da Bahia, onde a ação tem a frente o professor Luiz Lourenço – coordenador do Pibid/Sociologia naquela universidade, que juntamente com os alunos bolsistas do programa na UFBA é autor de um dos textos do livro.
“No livro, chamamos a atenção, para algumas ideias-chave, entre elas: a busca experimental de métodos e conteúdos adequados ao ensino da disciplina; o forte impacto causado pelo PIBID na vida universitária de estudantes e professores envolvidos no Programa; a consciência progressiva de que as nossas licenciaturas se resignaram, com exceção do caso de Sumé-PB, em ser uma espécie de “sombra” do bacharelado; as dificuldades encontradas nas escolas com planejadores e professores sem formação específica; a preocupação em adequar o fundamental da perspectiva sociológica nas quarenta horas anuais; a produção de recursos didáticos, construídos, algumas vezes, pelos próprios alunos, para facilitar a apreensão dos conteúdos desejados. Enfim, somos tentados a afirmar que, a medir pelos relatos e supondo que o mesmo tem se desenvolvido em vários outros Estados, o PIBID é hoje o maior laboratório de ensino da Sociologia de que temos notícia no Brasil”, destacam os organizadores.
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
(Rosenato Barreto)
BORGES NETO NACÃORURALISTA
O livro será apresentado pela professora Valeria Andrade, do CDSA. Na ocasião, o Coral Universitário do Cariri (CUCA), sob regência do professor Erivan Silva, apresentará o espetáculo “Paraíba em Cantos”. O evento também contará com performances de artistas locais.
A solenidade de lançamento do livro terá participação do pró-reitor de Ensino, e ex-coordenador institucional do PIBID da UFCG, professor Luciano Barosi, além dos 23 escritores da obra no CDSA (alunos, supervisores e coordenador) e escritores do PIBID da UFPB (alunos e coordenador).
Sobre a obra
O livro, reúne experiências do PIBID/Sociologia em cinco instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual do Vale do Acaraí (Ceará). São apresentados 25 relatos, sendo cinco de professores coordenadores, dois de professores supervisores e 20 de alunos bolsistas.
O lançamento acontecerá em todas as instituições parceiras na obra, começando pela Universidade Federal da Bahia, onde a ação tem a frente o professor Luiz Lourenço – coordenador do Pibid/Sociologia naquela universidade, que juntamente com os alunos bolsistas do programa na UFBA é autor de um dos textos do livro.
“No livro, chamamos a atenção, para algumas ideias-chave, entre elas: a busca experimental de métodos e conteúdos adequados ao ensino da disciplina; o forte impacto causado pelo PIBID na vida universitária de estudantes e professores envolvidos no Programa; a consciência progressiva de que as nossas licenciaturas se resignaram, com exceção do caso de Sumé-PB, em ser uma espécie de “sombra” do bacharelado; as dificuldades encontradas nas escolas com planejadores e professores sem formação específica; a preocupação em adequar o fundamental da perspectiva sociológica nas quarenta horas anuais; a produção de recursos didáticos, construídos, algumas vezes, pelos próprios alunos, para facilitar a apreensão dos conteúdos desejados. Enfim, somos tentados a afirmar que, a medir pelos relatos e supondo que o mesmo tem se desenvolvido em vários outros Estados, o PIBID é hoje o maior laboratório de ensino da Sociologia de que temos notícia no Brasil”, destacam os organizadores.
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
(Rosenato Barreto)
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