Reisado de Zabelê se prepara para participar de Festival de Folclore
Desde 2010 o Reisado de Zabelê mantém dentro da própria comunidade um calendário mensal de apresentações, as quais podem ser assistidas pelos turistas que visitam a cidade, os interessados podem acompanhar as datas de realização das apresentações através do bloghttp://realizaculturazabele.blogspot.com.br/.
Em 2012, o Reisado de Zabelê participou do XXXVIII Encontro de Cultura de Laranjeiras (SE) e atualmente o Grupo prepara-se para participar pela sexta vez do Festival de Folclore de Olímpia (SP), que está em sua 48ª edição e receberá grupos folclóricos e para folclóricos de todo o país. O Festival acontecerá entre os dias 21 e 29 de julho.
Localizado numa cidade do Cariri Ocidental paraibano, o REISADO DE ZABELÊ é um folguedo ligado originalmente aos eventos do ciclo natalino. É um folguedo popular constituído de cânticos, danças e dramas ligados tanto às tradições religiosas quanto com as brincadeiras de rua do povo nordestino.
É gerenciado pela Associação Cultural de Zabelê – ASCUZA, associação esta que coordena, articula uma série de atividades na região e se constitui enquanto referencial importante na configuração de uma identidade local para a valorização das diversas manifestações culturais pela própria comunidade.
Esta associação é um bom exemplo de como se devem reinventar novas trilhas para se chegar a resultados promissores no campo da cultura enquanto elemento de desenvolvimento territorial e integração social.
O Reisado de Zabelê teve seu inicio em 1919, no município de Zabelê por iniciativa do Sr. Manoel Venceslau da Silva, mais conhecido como Manoel João, um alagoano de Nova Palmares e Mestre de Reis.
Após 30 anos fora das festividades populares em Zabelê, o Reisado voltou a ser realizado em julho de 2001 por iniciativa de mulheres e homens descendente dos antigos brincantes. Inicialmente era cantado com vozes masculinas, por ser de formação de homens, mas atualmente o Reisado no Município de Zabelê é cantado com vozes femininas e masculinas.
Com Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário