Rádio Nação Ruralista

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cagepa inspeciona sistema adutor do açude Serra Branca II e aponta soluções para acabar com falta de água na cidade

O Engenheiro da CAGEPA Ricardo Lobo visitou hoje o município de Serra Branca, para averiguar as condições do antigo sistema adutor do açude Serra Branca II, e as conseqüentes medidas para sua reativação.
Serra Branca, assim como outros municípios do Cariri Ocidental, tem o abastecimento d’água através da adutora do Congo, entretanto desde sua inauguração, ainda no governo Cássio, o sistema apresenta sérios problemas e constantemente deixa a população sem água, além disso, funcionou de forma precária durante o Governo José Maranhão (PMDB).
Desde então a população serra-branquense clama pela reativação do antigo sistema local, o do açude Serra Branca II, para socorrer nos momentos de colapso do sistema adutor do Congo. Inclusive foi uma das prioridades locais ao Orçamento Democrático do Estado de 2011.
Encaminhamentos
Após constatação da situação, o engenheiro Ricardo Lobo pediu um levantamento topográfico entre o açude Serra Branca II e a caixa d’água para elaboração de projeto de estação de tratamento de água, dessa forma o sistema adutor do açude Serra Branca II passa a ser subsidiário ao do Congo.
Essa estação de tratamento é a solução duradoura e mais correta tecnicamente: água tratada, sem ressalvas.
Para uma solução temporária e urgente a CAGEPA vai analisar a possibilidade de ligar, ainda sem a estação de tratamento, a água do Açude Serra Branca II, com cloração, para a caixa d’água, de forma que suprir o abastecimento quando a Adutora do Congo apresentar problemas. Também serão feitas adaptações na rede entre a Adutora do Congo e a rede da cidade de Serra Branca.
E por último, será feito um levantamento topográfico para um projeto de rede de abastecimento da comunidade da Quixaba, próximo ao açude Serra Branca II.
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário