Parari recebe recurso extra para combate e prevenção ao mosquito da dengue
A cidade de Parari, no Cariri Paraibano, foi uma das 35 no Estado a receber do Governo Federal recursos extras para o combate e prevenção a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Ao município está sendo destinado 20% a mais do recurso destinado a Atenção Básica, o que equivale ao valor de 4 mil reais mensalmente.
Os investimentos extras são destinados aos trabalhos de prevenção à dengue, atendimento à população e capacitação dos profissionais em saúde.
Segundo o secretário José Sales, 3 servidores do município estão fazendo um curso de Vigilância em Saúde na cidade de Monteiro, com custeio da Prefeitura Municipal. O auxiliar ainda destacou que o município é um dos poucos na Paraíba a adotar com rigor o LIRA (Levantamento de Índices Rápidos). O programa objetiva bloquear os focos de dengue na cidade a partir de um levantamento rigoroso, no qual se ataca diretamente a proliferação das larvas do mosquito.
Em 2011, foram notificados 18 casos de dengue no município de Parari, mas muitos deles não foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. O secretário José Sales explicou que ainda no ano passado a prefeita Solange Aires determinou a montagem de um cerco contra a doença e a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde é atacar o princípio ativo da doença (que são as larvas), através de um vigilante trabalho de prevenção.
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário