Rádio Nação Ruralista

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Etapa do curso de Audiovisual em Parari é concluída com sucesso

Jovens de três cidades do cariri terminaram na segunda ferira 23/01 uma etapa do curso de áudio visual e fotojornalismo  promovido pelo CUCA-Centro Cultural do Cariri e ministrado por professores da UNICAP (Juliano M. Domingues da Silva, Alexandre Cunha, Tássia Fernanda e Sálvio Pereira), Universidade Católica de Pernambuco. O curso, que começou dia 16 com a aula inaugural realizada pelo professor Pedro Nunes, tem a coordenação do jornalista Evaldo Costa que é natural de Parari, local da realização das aulas.
Vinte alunos de idades diferentes e áreas de atuação distintas, mas unidos pela arte do cinema e da fotografia, aprenderam como fazer roteiro, operar câmera, embasamento teórico sobre os fundamentos da comunicação, captar imagens e editar documentários e, até, obras de ficção para TV e cinema, além noções de fotografia (fotojornalismo).
A próxima etapa será uma viagem para a cidade do Recife onde todos serão recebidos na UNICAP e conhecerão equipamentos de edição de imagens, contato com o meio acadêmico e assistirão ao documentário feito por eles mesmos, quando terminaram a etapa na Paraíba.
O trabalho de conclusão foi todo baseado na história da cidade de Parari, seus moradores e suas paisagens. Durante três dias um profissional cinegrafista seguiu filmando guiado pelo roteiro criado pelos grupos de trabalho. Figuras importantes do local foram entrevistas, como foi o caso do poeta parariense José Ednaldo Rangel, autor de livros e compositor de poemas que enaltece a região. O vídeo elaborado pelos alunos será exibido na cidade pernambucana, João Pessoa e na pequena Parari.
Pela sua natureza, o processo de produção de vídeo de curta-metragem desenvolve nos jovens auto-estima, capacidade reflexiva, noções de trabalho em equipe, aprendizado de composição escrita e habilidades de comunicação e expressão textual, exercita relações interpessoais e comunicação e expressão orais, além de aproximá-los do Cinema e estimular o interesse não só pelo cinema mas por todas as manifestações artísticas em geral, facilitando o processo de difusão cultural.
Com Ascom
BORGES NETO NAÇÃORURALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário