Rádio Nação Ruralista

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sistema FAEPA/SENAR-PB é parceiro do 2º Palmafest e 1º Palmatec

Acontece, no período de 02 a 04 de dezembro, em Juazeirinho, o 2º PALMAFEST e o 1º PALMATEC.  O evento tem como objetivo difundir as mais modernas tecnologias de manejo e cultivo da palma e divulgar todo o potencial da cactácea que é vista como o ouro verde do semiárido.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeirinho em parceria com o Sistema FAEPA/SENAR-PB e o Sebrae, o evento espera reunir 15 mil pessoas e repetir o sucesso alcançado no ano passado.

A programação técnica, que acontece no Parque Tecnológico da Palma, envolve a realização de palestras e oficinas, além de visita técnica aos campos de diferentes espécies de palma preparados especialmente para o evento. Palestrantes renomados da Paraíba e Pernambuco ministrarão as palestras, na tenda principal, sobre a utilização da palma na alimentação do rebanho leiteiro, controle de desertificação, métodos de colheita de palma e controle da Cochonilha do Carmim.

O evento também conta com os espaços SENAR, SESI, SEBRAE e EMATER, onde acontecerão diversas oficinas e cursos práticos. Os assuntos abordados pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB serão culinária à base de palma, produção de palma adensada e apicultura. Outra ação da instituição prevista é o lançamento do livro “Palma, o Ouro Verde do Semiárido”, no dia 02/12, durante a cerimônia de abertura do evento.

O evento ainda conta com a realização de um torneio leiteiro, praça de alimentação onde serão comercializados produtos à base de palma e apresentações de instituições parcerias como o Banco do Nordeste e o Sindileite. Na parte social, o evento contará com shows e apresentações culturais, além de uma mostra de cinema nacional.

O município de Juazeirinho, que já se autodenomina “Capital da Palma”, pretende com a realização do Palmafest e Palmatec, estimular a identificação da comunidade local com a palma, incentivando o surgimento de atividades como gastronomia, artesanato, produção de cosméticos e turismo rural, que gerem renda, trabalho e desenvolvimento para a população. Algumas iniciativas que surgiram a partir evento de 2010 como a produção de trufas recheadas com palma, sorvetes e cosméticos poderão ser conhecidos durante o evento.

A abertura oficial do evento acontece no dia 02 de dezembro às 17h00, no Parque Tecnológico da Palma (Palmatec), em Juazeirinho.

Palmas para o Semiárido

O Sistema FAEPA/SENAR-PB vem, desde 2006, incentivando a cultura da palma no estado, por meio da realização de eventos, incentivo a pesquisas e capacitação dos produtores rurais, por meio do Projeto Palma para o Semiárido. Além da disseminação das novas tecnologias e utilização da palma, as ações vêm promovendo o aumento da produtividade e geração de renda para os produtores rurais.
borges neto naçãoruralista /assesoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário